sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Glória

 


Por Marcos Vinicius Cabral

"Eu queria escrever sobre a Glória Maria, juro para vocês. Mas por incrível que pareça, faltam-me palavras para isso.

Não que eu me sinta incapaz em descrever o sentimento que nós, jornalistas, sentimos com a partida dela neste 2 de fevereiro de 2023, de forma precoce, confesso, apesar dos 73 anos. 

Contudo, transmitir sentimentos por meio de palavras sobre a Glória é tão difícil quanto acordar cedo todos os dias para regar as plantas ou ver o nascimento do sol.

Escrever sobre a representatividade dela na minha vida, me remete ao passado quando estava com meus 12 anos, não sonhava em ser jornalista e chargista e acreditei que a Glória estava envolvida na morte de Tancredo Neves às vésperas do mineiro tomar posse como o primeiro presidente civil após a ditadura militar.

Não existia, à época, o termo fake news, o aplicativo WhatsApp e as redes sociais Instagram, Facebook e Twitter para disseminá-las.

Os disseminadores eram meus pais e os pais de meus amiguinhos que explanavam que "Gloria Maria sabia mais do que devia no episódio", e dessa forma corroboravam com tamanho impropério.

Mas Glória nasceu pobre, era negra, estudou em escola pública e com muita dificuldade se formou pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) na década de 1960, em jornalismo.

Se eu tenho orgulho dela em um país tão preconceituoso como o nosso, o que dizer você, negro ou negra, com todo respeito, que está lendo isso agora e se alegra com a ascensão da Neguinha, como foi chamada certa vez pelo general João Figueiredo durante a ditadura militar?

Mas a Neguinha não quis apenas quebrar paradigmas neste Brasil pobre de todos nós, quis fazer reportagens e entrar para a história da TV.

Primeira repórter a realizar matérias ao vivo e a cores na televisão no Brasil, desde 1971, quando cobriu a queda do Elevado Paulo de Frontin até a matéria sobre agricultores e ambientalistas que restauram florestas para o Globo Repórter, em 2022, Glória fez cada um de nós perder algum compromisso para assistir alguma matéria produzida por ela. 

Quem não? Eu sim. E várias vezes!

Repórter talentosa que passeou com maestria por todas as editorias na TV Globo, Glória entrevistou Madonna, Mick Jagger, Michael Jackson, Deus e o mundo. Quando foi a vez de entrevistar Freedie Mercury (1946-1991), no terraço do Copacabana Palace, em 1985, o líder do Queen personificou cada um de nós e apertar a bochecha da repórter do Fantástico, no meio da reportagem.

Era nós dizendo: "Neguinha, tu é muito boa no que faz!".

Mas a sorte está sempre do lado dos competentes e com Glória Maria não foi diferente ao esbarrar por acaso com o poeta Carlos Drummond de Andrade, no Rio, e fez uma belíssima entrevista, às véspera do Natal de 1984.

Precisa escrever mais?

Assim como Édson Arantes do Nascimento, o Neguinho que virou Pelé, o rei do futebol, Glória Maria Matta da Silva descansou e continua viva no trabalho jornalístico maravilhoso que deixou.

Nesta sexta-feira (3), o corpo da Neguinha foi cremado em uma cerimônia restrita aos familiares e amigos próximos.

A família de Glória Maria não definiu o local onde serão depositadas as cinzas. 

Entretanto, se forem jogadas para o alto em qualquer lugar do mundo pelas mãos de suas filhas, que cada parte incinerada seja levada pelo vento a quilômetros de distância e pouse tranquilamente sobre pessoas que precisam viver, pelo menos alguns minutos, a Neguinha que fez história com um trabalho a nível de excelência, amou como ninguém pessoas e o trabalho e souber ser, apesar do sucesso, uma criatura querida e humilde.

A maior vitória dela não está em quem ela foi, mas o que deixou para nós!".

Nenhum comentário: